(Originalmente publicado em 03/06/2016 em https://medium.com/@FlaFut/boa-vit%C3%B3ria-mas-falta-muito-ainda-cd8e2c4f9866)
Amigos Rubro-Negros,
O início de campanha do nosso time neste Brasileiro nos traz uma mistura de alegria e alívio até aqui. Para falar a verdade, os 10 pontos em 5 partidas chegam a nos surpreender positivamente, já que os problemas de planejamento e gestão do DF continuam. As poucas (porém importantes) mudanças ocorridas até agora não foram fruto de iniciativas diante do nosso desastroso primeiro semestre (com vexatórias derrotas para times das Séries B e C do futebol brasileiro), mas sim do acaso - como as inesperadas saídas de Muricy e Wallace e as súbitas entradas de Leo Duarte, Vizeu e do técnico Zé Ricardo, todos "pratas da casa".
Um exemplo disso é que chegamos a JUNHO e nossa zaga é composta pelo jovem Leo Duarte (que não teve chances no Carioca e foi escalado literalmente no dia de nossa estreia no Brasileirão), e pelo Cesar Martins, jogador criticado e dispensado, que vinha treinando por conta própria longe do Ninho do Urubu - ainda que sob contrato.
Até hoje, não temos os zagueiros pedidos e implorados pelo Muricy e pela torcida desde antes do início da temporada. Nem de nível "A", nem de nível algum.
O Grupo FLAFUT, em reunião recente com o VP Flavio Godinho na qual compareceu para propor ideias, listou mais de 20 nomes, a maioria atuando no futebol argentino. Um dos citados foi o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez. Seu nome foi imediatamente descartado pelo DF, por ser "reserva de sua seleção". Semana passada, Gómez foi campeão pelo Lanús e considerando o melhor zagueiro do Campeonato Argentino. Desnecessário dizer que o jogador, agora justamente valorizado, tem propostas de vários times (Inclusive da Europa). Esperamos que algumas de nossas outras 19 sugestões possam ser úteis ao Flamengo.
Ainda vemos MUITOS erros na condução do DF e não podemos ignorar essas falhas - mesmo que os resultados iniciais sejam positivos. Continuamos defendendo uma reformulação profunda no DF: definição de um comando claro no Futebol; substituição imediata de Rodrigo Caetano; saída de jogadores descompromissados; contratação de um Gerente de Campo competente e a realização de um planejamento criterioso para o futebol, que evite situações como a falta de estádio no Rio de Janeiro para mandarmos nossos jogos este ano.
Sobre este último ponto, domingo temos um confronto duríssimo com um adversário que está logo atrás de nós na tabela. Mais uma vez, não poderemos pressioná-lo com a força de nossa torcida, ainda que em Volta Redonda, já que (mais uma vez) o resultado financeiro em detrimento ao desportivo, nos fará jogar em campo neutro.
Seja onde for, esperamos a mesma raça e empenho demonstrado pelos nossos jogadores para as próximas partidas, e que siga a nítida evolução tática do time. Parece-nos claro que o técnico interino Zé Ricardo, em menos de uma semana, conseguiu dar algum senso de organização e distribuição do time - coisa que o badalado Muricy não conseguiu em quase 6 meses de trabalho.
Por fim (mas não menos importante), repudiamos de maneira veemente a atitude do nosso Presidente no último domingo, que fez gestos obscenos em direção à nossa torcida. Postura que definitivamente não é condizente com o cargo que ocupa. Vale lembrar que nosso Estatuto do CRF exige determinados parâmetros na conduta de todos os sócios em representação do Clube e prevê punições para aqueles que não os seguem.
SRN,
FLAFUT
Comments