(Originalmente publicada em 06/06/2016 em https://medium.com/@FlaFut/fora-fred-luz-5467adfd50f1)
Amigos Rubro-Negros,
A partida Flamengo x Palmeiras neste último domingo, no estádio Mané Garrincha em Brasília, tornou-se uma catástrofe plena.
No campo, fomos mais uma vez derrotados de maneira fragorosa pelo adversário embora tenha havido mais entrega dos jogadores — algo que ultimamente tem sido coisa rara na equipe do Flamengo
Nas arquibancadas, talvez a pior derrota: não só tivemos menos torcida que o nosso rival, quando o mando de campo era nosso, como ainda presenciamos cenas medievais entre torcidas organizadas — tudo em um estádio que notoriamente se caracteriza por problemas de segurança quando utilizado para dois grandes clubes.
Como “cereja do bolo”, o triste episódio provavelmente ainda levará o Flamengo a perder outros mandos de campo ou jogar em estádio vazio. Parabéns aos envolvidos!
Essa barbárie, fruto da irresponsabilidade de quem organizou o evento e que resultou em pessoas gravemente feridas, é aqui repudiada em todos os seus aspectos pelo FLAFUT e todos aqueles que amam o futebol.
Deveria ser elementar para qualquer profissional responsável por um clube de futebol no Brasil (seja ele CEO, VP ou gerente de futebol) saber que uma partida envolvendo um rivalidade tão histórica como a de Flamengo e Palmeiras apresenta grandes riscos e por este motivo seria igualmente arriscado adotar a “zona mista” num jogo como este. Infelizmente, o futebol brasileiro ainda não está maduro neste sentido.
O que se esperaria depois de situações tão graves? Que os responsáveis do Flamengo viessem a público pedir desculpas pelo ocorrido e tomassem atitudes imediatas para evitar novos acontecimentos — com a punição exemplar dos profissionais que autorizaram tamanha falha.
Mas, em se tratando da atual Diretoria, o senso comum costuma se ausentar de forma intempestiva, assim como seu dirigente máximo.
Em mais uma demonstração de um misto de arrogância e falta de sensibilidade, fomos surpreendidos com lamentáveis e descabidas declarações do CEO do Flamengo, Sr. Fred Luz, “satisfeito” com a renda do jogo, do grande público e da “união” das torcidas. Sem dúvida, perdeu uma grande chance de ficar calado.
O FLAFUT repudia veementemente as declarações do Sr. Fred Luz e mais uma vez ratifica sua posição de buscar para o melhor para o Clube no âmbito esportivo e garantir a segurança de seus torcedores.
As palavras do Sr. Fred Luz só corroboram a ideia de que a atual gestão se distancia cada vez mais da torcida, da síntese do que é Flamengo e cada vez mais se alinha somente com números financeiros em detrimento de resultados de campo. O Flamengo está perdendo a sua identidade graças a uma gestão catastrófica e amadora no Futebol.
A situação é grave e somente piora!
Defendemos um pedido de desculpas oficial por parte do Flamengo na figura do seu Presidente e a demissão do Sr. Fred Luz, responsável pelo mando de nossos jogos e que apesar de não entregar resultados satisfatórios ao Clube, inexplicavelmente continua dando as cartas dentro da instituição.
Por fim, algumas perguntas ficam no ar: quando, enfim, veremos mais ação e menos enrolação dessa Diretoria?
O que podemos esperar de uma Diretoria que consente que o Presidente do Clube, em um momento grave de sua história, esteja nos Estados Unidos aliando-se a uma instituição arcaica e corrupta como a CBF?
Enquanto essa perguntas não têm resposta, nós, do FLAFUT, continuaremos lutando pelas mudanças que coloquem o Flamengo no caminho de títulos em seu esporte principal e razão de ser, o FUTEBOL.
FLAFUT
Comments