(Originalmente publicada em 05/05/2016 em https://medium.com/@FlaFut/manifesto-flafut-bc558309764a)
Nação Rubro-Negra,
Como já foi dito, respeitamos a gloriosa história de todos os esportes, mas acreditamos que a grandeza do nosso Clube de Regatas do Flamengo tem origem no FUTEBOL.
Sem o FUTEBOL, não existiria a “Nação Rubro-Negra” e provavelmente ainda seríamos um Grupo de Regatas.
Temos assistido, com tristeza e indignação, uma série de erros de nossa Diretoria - mais especificamente o Departamento de Futebol - que vem diminuindo o brilho e a importância do nosso “carro-chefe”.
Os integrantes da Diretoria devem se lembrar de suas promessas de campanha. Nós do Grupo FLAFUT, não nos esquecemos das repetidas afirmações do nosso atual Presidente de que o Clube, após um triênio de austeridade e sacrifício, faria um investimento “pesado” no FUTEBOL.
Também não esquecemos das declarações do atual Vice-Presidente de Futebol de que haveria uma profunda reformulação em nosso elenco. A Diretoria iria “passar o rodo” no elenco, uma vez que havia identificado jogadores com “pouca relação com as tradições do Flamengo” e sem “vergonha na cara”.
Chegamos ao mês de maio e nada disso foi feito. Não temos os tais reforços indiscutíveis “Nível A” e não houve a prometida reformulação num elenco que vem demonstrando ser um dos mais descompromissados de nossa centenária História.
É mais do que hora de dar um BASTA a isso tudo!
Assim, não obstante nosso apoio irrestrito às cores do Flamengo, o Grupo FlaFut convoca a todos os Conselheiros, Sócios (Proprietários, Patrimoniais, Contribuintes e Off-Rio) e Sócios-Torcedores para a leitura deste breve manifesto e de nossas reivindicações, que consideramos justas e URGENTES:
Queremos uma satisfação clara e transparente da Diretoria sobre onde estão os 5 ou 6 jogadores de “Nível A”, reiteradamente prometidos durante a campanha eleitoral pela Chapa Azul, inclusive em seu Plano de Governo (“PDG”) - especialmente um ou dois ZAGUEIROS de primeira linha. Estamos em maio, às portas do início do sempre dificílimo Campeonato Brasileiro e ainda não temos os prometidos reforços de alto nível.
Precisamos de alguma providência imediata para resgatar a histórica química “Time-Torcida”. É notória a falta de boa vontade dos jogadores na interação com a torcida e apreço a tradições rubro-negras, como a tradicional saudação à Torcida, fotos de antes das partidas e a escolha do lado direito do Maracanã em alguns jogos (como foi no segundo jogo contra o Vasco, na Copa do Brasil de 2015).
Clamamos por uma postura mais firme da nossa Diretoria no que se refere à performance do time e da comissão técnica. É simplesmente inaceitável que, após quatro meses de uma temporada pífia, nosso Presidente venha a público afirmar que o “trabalho está excelente”!! É inadmissível que um jogador profissional diga, em rede nacional, que foi “bom” ser eliminado de uma competição para poder ter mais descanso. Não estamos acostumados a derrotas; não faz parte do nosso DNA aceitar passivamente as derrotas.
Da mesma forma, questionamos a falta de uma cobrança mais incisiva acerca da performance do Diretor Executivo, Sr. Rodrigo Caetano — especialmente com relação à qualidade duvidosa de várias negociações por ele conduzidas. Isso sem falar em sua frieza ao avaliar o trabalho realizado e sua insistência em jogadores que desrespeitam o Manto Sagrado e a Nação Rubro-Negra.
Como apaixonados pelo FUTEBOL, queremos que todos os jogos oficiais com o nosso mando sejam realizados no Rio de Janeiro, privilegiando o aspecto técnico e preservando a performance física dos jogadores. Temos grande respeito e orgulho de nossa Torcida Off-Rio, mas o Flamengo é carioca e é aqui que devemos jogar sempre, independentemente da situação do time.
Não temos até agora uma explicação razoável da Diretoria sobre o recente episódio envolvendo o Estádio Luso-Brasileiro, tido como “muito caro”, “impossível” e “inviável” para ser reformado e utilizado como nossa casa para o Brasileirão 2016. Agora, um rival com condições financeiras bem inferiores, anuncia este local como seu estádio até o retorno do Engenhão.
Você, Torcedor Rubro-Negro, que não está satisfeito com os rumos do nosso FUTEBOL e quer fazer parte deste manifesto, envie seu nome completo com matrícula e categoria de Sócio ou número de Sócio-Torcedor para o e-mail grupoflafut@gmail.com. Contamos com sua ajuda e participação!
Faremos com que este documento chegue à Diretoria do Flamengo o quanto antes. Nossa causa é urgente!!!
Por fim, colocamo-nos à disposição da Diretoria para uma conversa franca, não só para aprofundarmos os pontos acima, como também para apresentarmos ideias e sugestões que ajudem o FUTEBOL do Flamengo.
Saudações Rubro-Negras,
Grupo FLAFUT
Comments