(Originalmente publicado em 29/09/2017 em https://medium.com/@FlaFut/exigimos-respostas-8b3cc5fd6190)
Mesmo sendo um grupo político formado por sócios e conselheiros, não tivemos até hoje qualquer resposta do Presidente do Conselho Diretor do Flamengo - Sr Eduardo Bandeira de Mello, a quem o requerimento foi endereçado.
Logo, como o tempo passou e nada mudou - inclusive piorou - e o texto continua rigorosamente atual, resolvemos divulgá-lo para ciência de todos.
Quem sabe assim alguém nos responde ou algo muda no Departamento de Futebol do CRF?
FLAFUT - porque o Flamengo é Futebol
Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2017.
Ao
Presidente do Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo
Sr. Eduardo Carvalho Bandeira de Mello
C/c Presidente do Conselho de Administração
C/c Presidente do Conselho Deliberativo
C/c Presidente do Conselho Fiscal
Ref.: Departamento de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo
Prezado Senhor Presidente,
O Grupo FLAFUT, aqui representado pelos abaixo-assinados Sócios (Proprietários, Contribuintes, Off-Rio) do Clube de Regatas do Flamengo, no exercício dos seus direitos estatutários previstos no Artigo 21, inciso III, bem como no cumprimento dos seus deveres previstos no Artigo 24, incisos I e V, todos do Estatuto do Flamengo, vêm, por meio da presente, expor e, ao final, requerer, o que se segue:
1 – Em que pese o louvável trabalho de saneamento do Clube, iniciado em 2013, temos visto – com grande preocupação – resultados esportivos muito aquém de nossas tradições nas últimas temporadas (2017 inclusive).
2 – Parece-nos óbvio que a atual estrutura do Departamento de Futebol do Flamengo não vem funcionando a contento e, mais ainda, que os integrantes de tal Departamento (profissionais e amadores) não têm performance e resultados condizentes com o atual momento do nosso Clube – que lhes oferece os recursos financeiros, a estrutura e a estabilidade necessários para a entrega de bons resultados.
3 – Não temos um Vice-Presidente de Futebol exclusivamente dedicado ao esporte que é o carro-chefe do Clube, dividindo seu tempo entre tais funções e a representação do Clube em geral.
4 – Temos um CEO que não é do ramo futebolístico (fato admitido pelo próprio), mas que, não obstante, participa de decisões que afetam diretamente o desempenho do time, além de, inexplicavelmente, acompanhar a equipe em viagens, vestiários etc.
5 – Nosso Diretor Executivo de Futebol exerce a função desde dezembro de 2014, trazendo como resultado efetivo tão somente um Campeonato Carioca – há apenas alguns meses.
6 – Temos um “Coordenador de Psicologia” que tem ligações profundas com o nosso rival das Laranjeiras, chegando mesmo (conforme noticiado na mídia esportiva) a ter participado de uma das chapas eleitorais daquele clube – o que provavelmente explica nosso time ter uma força mental tão abaixo da nossa centenária tradição.
7 – Temos profissionais que fazem parte da Comissão Técnica constantemente questionados, em função de problemas recorrentes em suas respectivas áreas, notadamente o Preparador de Goleiros e o Chefe do Departamento Médico.
8 – Em resumo, não temos visto no Departamento de Futebol (em diversas esferas) a meritocracia prometida e tão decantada pela atual gestão do Clube de Regatas do Flamengo.
9 – Uma imediata reformulação de conceitos e nomes se faz urgente, sob pena de seguirmos nossa rotina recente de muita expectativa e poucos resultados.
10 – Desta forma, ante todo o acima exposto, conclamamos V.Sa. a, dentro das atribuições contidas no Artigo 125, inciso XVI c/c Artigo 129, inciso VI do Estatuto do Flamengo, promover substanciais mudanças no Departamento de Futebol do Clube, nos seguintes termos:
a) Nomeação imediata de um Vice-Presidente de Futebol, que tenha vivência e experiência futebolísticas compatíveis com a grandeza do Flamengo e que, preferencialmente, conheça o Clube, suas tradições e idiossincrasias;
b) Afastamento imediato do CEO do Flamengo, Sr. Fred Luz, do dia-a-dia do Departamento de Futebol, haja vista seu explícito desconhecimento sobre o referido esporte (em geral) e sobre o Flamengo (em particular);
c) Substituição imediata do Diretor Executivo, Sr. Rodrigo Caetano, tendo em vista os resultados escassos obtidos pelo Futebol do Flamengo desde que o referido Diretor assumiu seu cargo, não obstante ter toda a estrutura necessária para uma performance muito melhor;
d) Demissão imediata do Coordenador de Psicologia, Sr. Fernando Gonçalves, não só pelos íntimos laços que guarda com um rival histórico do Flamengo, mas principalmente por vermos, jogo após jogo, um time que não tem um resquício da verdadeira alma Rubro-Negra;
e) Esclarecimentos detalhados do atual chefe do Departamento Médico do Flamengo, Dr. Marcio Tannure, sobre os problemas recorrentes de contusão e recuperação de atletas – notadamente casos dos atletas Conca, Ederson, Diego – apenas para ficarmos nos mais importantes;
f) Substituição imediata do Preparador de Goleiros do Flamengo, Sr. Vitor Hugo, dado o visível fraco desempenho de nossos goleiros – inclusive com treinamentos de qualidade duvidosa documentados em vídeo, que comprovam o baixo nível dos mesmos.
Entendemos, Senhor Presidente, que a reformulação do Departamento de Futebol do Flamengo é assunto da maior importância – e que tem desdobramentos não só esportivos, mas também financeiros e de mercado.
Cabe ao Senhor, portanto, usar de suas prerrogativas estatutárias e executar tais mudanças com a maior brevidade – a fim de preservar os melhores interesses do Clube de Regatas do Flamengo e sua imensa e apaixonada torcida.
Certos de sua atenção, subscrevemo-nos com os mais cordiais cumprimentos.
Eduardo Carreirão – 012099
Marcelo Roisman – 012973
Elcio Moraes Magalhães - o001722
Leonardo Netto – 012770
Eduardo Matta - 13644
Marcelo Fraga - 13415
Gilberto Chagastelles - 603759
Ricardo Bouzas Pessoa - 010974
Andre Zenito - 13411
Marcelo Apfel - 604262
Gustavo Ramos - 011664
Ricardo Campelo - 013030
Vitor Eidelman - 012540
Jose Manuel Caamano Moreira - 011912
Bruno Lyrio - 2417321-5
Diogo Donate - P000314
Mario Cesar - 043696
Carlos Henrique Fernandes Santos - 012977
Comments